sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Lição de arte

A ousada lição de mudar a cara dos já lidos jornais foi realizada quando o livro, "A arte de fazer um jornal diário", foi publicado.
Fica difícil sublinhar as partes mais imprescindíveis, diferentes ou interessantes desta imperdível aula teórica, quase prática se não fosse pela apresentação encadernada. O autor Ricardo Noblat, jornalista brasileiro com 40 anos de experiência, mostra que jornalismo além da responsabilidade pode e deve ser exercido com imaginação.
Não se tratam apenas de lições enfadonhas, onde o professor é distante ou inacessível. Ao contrário, a criatividade e humanização do escritor aproximam o leitor, conquistando sua atenção até o fim.
A carismática obra traz trechos de matérias do Jornal do Brasil e do Correio Brasiliense onde Ricardo atuava, além de fragmentos de autores consagrados como Gabriel Garcia Marques e Euclides da Cunha.
Noblat brinca quando em suas "aulas", conversa com os leitores, de forma irreverente. De erros propositais à divulgação de linhas infelizes de seus próprios textos, provoca reflexão e inspira estudantes ou amantes da língua portuguesa.
O experiente professor explica ainda, as diferenças entre notícia e reportagem, opinião e análise, relevância ou irrelevância, ética ou antiética, boa ou má escrita, utilizando matérias nacionais e internacionais de importantes revistas e jornais e até reescrevendo passagens bíblicas. Sobra disposição em meio a essas orientações claras e coesas para contar histórias pessoais, que além de agradar, ilustram de maneira primorosa o que ensina.
A palavra arte não está fazendo graça no título. As receitas do livro merecem, no mínimo, serem apreciadas por revelarem a alma de um artista que dominou seu ofício e colocou em prática suas idéias.
Indispensável para os que perseguem o sonho de fazer jornalismo impresso, para quem já o faz ou para quem encontra na escrita seu prazer.
Serviço:

Livro: "A Arte de fazer um jornal diário"
Autor: Ricardo Noblat
Editora: Contexto
76 páginas


Mariana Guedes

Nenhum comentário: