sábado, 30 de agosto de 2008

Geração digital


A geração pós anos 90 indiscutivelmente é uma geração da informação, o mundo digital revolucionou o modo de pensar e agir da humanidade, como diz Nicolas Negroponte em seu livro A Vida Digital, “tudo aquilo que puder ser digitalizado será, inevitavelmente”. Hoje as residências dispõem de um arsenal de eletrônicos que mostram a concepção da mais moderna arquitetura imposta pela alta tecnologia, o mundo dos botões que acomoda essa geração que desconhece a analogia, jovens que não saberiam viver num habitat sem a comodidade de simples cliques e toques em botões, eles tem os seus desejos realizados. Estes adolescentes, que desde a mais tenra idade, aprenderam a lidar com a tecnologia na mesma proporção que aprenderam a andar e falar, formando um público ávido por informações e com um alto poder crítico. Estes são os “Rafinhas”, que com o advento da internet no aconchego do lar passam incontáveis horas em frente ao computador ou aqueles de menor poder aquisitivo que lotam as Lan Houses da periferia das grandes cidades.
As informações são adquiridas com uma facilidade e velocidade nunca antes vista, as notícias são publicadas em tempo real, acesso a todas às informações culturais e atuais dos quatro cantos do mundo e softwares, que interligam pessoas, transformou o planeta terra em uma aldeia global.
Estes meninos e meninas que nos próximos anos serão a massa ativa em todos os sentidos, sejam na produção e consumo de mercadorias e serviços ou absorção e propagação de informações que se cruzam, formando personalidades sábias que saberão dar a voz neste exigente e competitivo mundo capitalista.


André Andrade

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Lição de arte

A ousada lição de mudar a cara dos já lidos jornais foi realizada quando o livro, "A arte de fazer um jornal diário", foi publicado.
Fica difícil sublinhar as partes mais imprescindíveis, diferentes ou interessantes desta imperdível aula teórica, quase prática se não fosse pela apresentação encadernada. O autor Ricardo Noblat, jornalista brasileiro com 40 anos de experiência, mostra que jornalismo além da responsabilidade pode e deve ser exercido com imaginação.
Não se tratam apenas de lições enfadonhas, onde o professor é distante ou inacessível. Ao contrário, a criatividade e humanização do escritor aproximam o leitor, conquistando sua atenção até o fim.
A carismática obra traz trechos de matérias do Jornal do Brasil e do Correio Brasiliense onde Ricardo atuava, além de fragmentos de autores consagrados como Gabriel Garcia Marques e Euclides da Cunha.
Noblat brinca quando em suas "aulas", conversa com os leitores, de forma irreverente. De erros propositais à divulgação de linhas infelizes de seus próprios textos, provoca reflexão e inspira estudantes ou amantes da língua portuguesa.
O experiente professor explica ainda, as diferenças entre notícia e reportagem, opinião e análise, relevância ou irrelevância, ética ou antiética, boa ou má escrita, utilizando matérias nacionais e internacionais de importantes revistas e jornais e até reescrevendo passagens bíblicas. Sobra disposição em meio a essas orientações claras e coesas para contar histórias pessoais, que além de agradar, ilustram de maneira primorosa o que ensina.
A palavra arte não está fazendo graça no título. As receitas do livro merecem, no mínimo, serem apreciadas por revelarem a alma de um artista que dominou seu ofício e colocou em prática suas idéias.
Indispensável para os que perseguem o sonho de fazer jornalismo impresso, para quem já o faz ou para quem encontra na escrita seu prazer.
Serviço:

Livro: "A Arte de fazer um jornal diário"
Autor: Ricardo Noblat
Editora: Contexto
76 páginas


Mariana Guedes

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Almoce e jante com seu candidato


Começou, na última quarta-feira, 19, a propaganda eleitoral gratuita em todo território nacional. O programa tem trinta minutos de duração e será exibido em dois blocos: das 7h00 às 7h30 e das 12h00 às 12h30 nas rádios, e na televisão das 13h00 às 13h30 e das 20h30 às 21h00.
Na cidade de São Paulo candidatos a vereadores terão as terças, quintas e sábados para pleitearem votos.
Às segundas, quartas e sextas-feiras os 11 candidatos à prefeitura apresentarão seus planos de governo e a ideologia do partido que representam. O programa terminará dia 2 de outubro.

Mais informações sobre os projetos dos candidatos à prefeitura:


Tatiana Andrade

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O JORNALISMO

"Pois o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e torná-lo humano por sua confrontação descarnada com a realidade.
Ninguém que não a tenha sofrido pode imaginar essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida.
Ninguém que não a tenha vivido pode conceber, sequer, o que é essa palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo das primícias, a demolição moral do fracasso.
Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderá persistir num ofício tão incompreensível e voraz, cuja obra se acaba depois de cada notícia como se fora para sempre, mas que não permite um instante de paz enquanto não se recomeça com mais ardor do que nunca no minuto seguinte"
Gabriel Garcia Márquez