Este ano, o Ramadã acontece de 01 a 29/9/2008. Mais de 1,3 bilhão de mulçumanos estão em jejum do sol nascente ao poente. O Ramadã comemora as revelações do anjo Gabriel ao profeta Maomé (Mohamed), dando origem ao Alcorão, livro sagrado Islâmico.
Neste período, entre as 04h40 às 18h10, os fiéis provam sua fé deixando de comer, beber, fumar e praticar relações sexuais.
O islamismo é baseado em cinco pilares fundamentais e definidos:
1- Chahada ou Shahada: A recitação e aceitação do credo (Não há outro deus além de Deus).
2- Salat ou Salah: Orar cinco vezes ao longo do dia. As orações podem ser feitas em qualquer lugar, desde que seja limpo e que esteja direcionada no sentido da cidade de Meca na Arábia Saudita, cidade natal do profeta Maomé.
3- Zakat ou Zahah: Doar áo próximo 2,5% de sua renda. Para o islã toda riqueza humana é oriunda a Deus (Allah). Aos que tiveram sorte do benefício da riqueza, deverão ajudar aos menos favorecidos. O não pagamento do zakat é entendido como pecado e será julgado no Dia do Juízo.
4- Ramadã ou Ramadah: Abstinência de comida, bebida, cigarro e sexo no mês sagrado.
5- Hajj ou Hadj: Peregrinação à cidade santa de Meca. Considerado como o último dos cinco pilares islâmico, sendo obrigatória pelo menos uma vez na vida para todo o muçulmano adulto, desde que este disponha dos meios económicos e goze de saúde.
Os idosos, crianças, doentes e mulheres grávida são dispensados do jejum, mas devem fazê-lo em outro momento ou alimentar pobres durante o período do Ramadã.
Leia mais:
.
.
.
.
Tatiana Andrade
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário