sábado, 20 de setembro de 2008

Amizade, O Melhor Remédio

Uma sensação de vazio, saudade, falta, silenciam o interior, você não precisa estar necessariamente sozinho para se sentir só, de que adianta uma infinidade de pessoas a sua volta, sejam os colegas no trabalho, os vizinhos do bairro ou os amigos do clube, se muitas vezes nem se comunicam, não são capazes de olhar nos olhos, temos a necessidade de ter alguém que nos conheça e nos entenda, que nos envolva de cuidados, um confidente leal para dividir os bons e maus momentos.
Pesquisas comprovam que a falta de amigos causa diabetes, inflamações, contrações dos vasos sanguíneos e pode até matar, segundo a psicóloga e pesquisadora da Universidade de Chicago Louise Hawkley uma boa amizade é o melhor remédio para todos estes males. A falta de bons amigos reage sobre o cérebro que envia sinais elétricos pelo sistema nervoso que desativa grupo de genes responsável por regular a produção de Cortisol (o hormônio do stress) que por sua vez é liberado de forma desordenada, espalha-se pelo corpo e provoca inflamações, formação de barreiras nas extremidades da corrente sanguínea, dificultando o fluxo.
O que importa não são a quantidade e sim a qualidade, um único e grande amigo pode ser a cura e prevenção para todas estas moléstias. Mãos entrelaçadas, um ombro emprestado, uma brincadeira no parque, um desabafo, está comprovado é revigorante. É preciso aprender a se relacionar socialmente para sobreviver, como diz o cardiologista do INCOR Miguel Moretti “quando você se sente bem com as pessoas que estão perto de você, isso libera no organismo uma serie de reações, hormônios, substâncias neurológicas que vão melhorar o seu bem estar e sua capacidade de regeneração, de estar disposto”.
A solidão é o maior mal que pode fazer o nosso coração sofrer, portanto, doe-se como amigo sincero, honesto, dedicado, presente, autêntico e divertido e esteja certo de que terá verdadeiros amigos, um abraço sincero, um carinho, um olho no olho, uma troca de confidências e respire leve, o coração agradece.
Por
André Andrade

2 comentários:

Snaga disse...

Realmente uma boa amizade faz muita falta! Eu que o diga, pois deixei todos os meu verdadeiros amigos em Minas.

São poucos os que me salvam aqui em São Paulo. Porém, como a cidade é muito grande, raramente vejo estes poucos.

Só espero não estar me apodrecendo por dentro devido a isso! hehe

Snaga disse...

Tentei comentar usando como identificação o meu endereço real, no wordpress, mas consegui.

Desconsiderem o link no meu nick. Se quiserem visitar minha página, use o link: www.covildoorc.wordpress.com