sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A VAIDADE MASCULINA


Desde a Antigüidade a beleza masculina já era sinônimo de força, saúde, poder, liberdade e admiração. Retratados em obras de pintores famosos como “A criação de Adão” de Michelangelo e esculpido em mármore como a obra de “David”, a imagem da beleza masculina ainda é vista em corpos esculturais quase perfeitos, atléticos, fortes e bem tratados, associado ao sucesso entre as mulheres e considerado um atributo a mais para o destaque profissional.
A partir das antigas civilizações como os povos egípcios, romanos e gregos que através da arte demonstraram sua cultura, costumes e mudanças de comportamento, notamos que a beleza masculina era relacionada à liderança e tratada como símbolo de veneração e adoração.
As mulheres sempre lutaram pela autonomia e pela igualdade e as conquistas que obtiveram através dos tempos, criaram um conceito e uma visão da realidade que aos poucos é transmitida para os homens modernos, e as tarefas antes vistas como uma obrigação feminina, como cozinhar e cuidar da casa, hoje também são realizadas por eles. Essa mudança no comportamento afeta o contexto social, e contribui para que a preocupação com a aparência não se limite às mulheres, mas dá abertura e liberdade para que os homens tenham acesso a esse mercado cosmético e estético, mesmo que ainda sintam-se constrangidos.
Atualmente é notório e perceptível, o crescimento da indústria cosmética e dos investimentos nas academias de ginástica e nas clínicas de tratamento estético destinados a esse público, já que aumenta cada vez mais o número de homens que buscam satisfação, juventude e perfeição diante do espelho.
Ser bonito e bem cuidado inspira confiança e credibilidade e é fundamental no primeiro contato, seja numa entrevista de emprego, ou numa paquera.
A beleza agrega tanto na vida pessoal, quanto profissional, pois aumenta o ego, melhora o bem-estar e a auto-estima, além de facilitar nas conquistas.
A cada ano que passa a preocupação com a vaidade entre os homens está aumentando, associada ao sucesso e a busca de maiores oportunidades.Em 2006 as pesquisas já mostravam que 71% dos homens consideravam importante ter os cabelos bem tratados, 58% já se preocupavam com a limpeza do rosto, 76% já gostavam de cuidar das unhas, 40% compraram alguma peça de roupa no período inferior a um mês, 68% admitiram a hipótese de fazer uma cirurgia plástica para corrigir ou melhorar a aparência e dessa forma, contribuíram e inseriram-se no mercado estético, segundo a pesquisa da Adonis Report, realizada pela 2B Brasil Marketing.
O Brasil é o sexto mercado mundial em consumo de cosméticos pelo público masculino, que hoje representa 16% dos consumidores, o dobro do percentual registrado no início dos anos 90, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). As cirurgias plásticas e estéticas também estão atraindo a clientela masculina entretanto, os homens exigem qualidade, conforto e satisfação no resultado, quando procuram esses serviços.
As empresas e as clínicas estéticas procuram fidelizar esse público masculino oferecendo confiança e discrição a seus clientes.

O reflexo do espelho
A beleza imposta pela mídia e propagada por meio da globalização é outro fator importante para o avanço na indústria cosmética e estética, pois propõe um perfil padrão tanto para as mulheres, quanto para os homens que se espelham em artistas famosos para tentar se adequar as exigências da sociedade. Porém, o rótulo de “metrossexual” nos dias atuais é representado por homens que quebram tabus, procuram aliar conforto e bom gosto no vestuário, sabem se cuidar, estão familiarizados em diversos assuntos, e que apesar das críticas são másculos e heterossexuais.

O homem moderno
Cuidar da aparência é importante sim, mas o fundamental é manter a saúde e o bem-estar, aliada a boa forma física. Vale a pena lembrar o mito de Narciso que afogou-se por gostar de contemplar a sua beleza refletida num lago, e por não notar mais nada a sua volta.
Contudo, o homem moderno e inteligente sabe dosar dos benefícios que a inovação traz sem se preocupar com as críticas e sem se frustrar, quando o que lhe interessa realmente é agradar as mulheres e a si mesmo.


Yrley Morato

Nenhum comentário: